Quer propor às crianças uma atividade artística, mas começou a desanimar só de pensar na sujeira que elas vão fazer com gizes, canetinhas e tintas? Seus problemas acabaram! Pois vamos te ensinar uma forma desenhar sem sujeira.

Separamos dois saquinhos ziplock transparentes e pedimos ao Rafa para selecionar as cores de tintas que ele gostaria de usar. Ele escolheu azul e preto. Colocamos uma pequena quantidade de tinta dentro dos saquinhos e os fechamos. É essencial fechá-los muito bem, ou a sujeira certamente vai dar as caras.

Utilizando os dedos, é possível desenhar sobre o saquinho. Com a pressão que fazemos sobre a tinta, ela se espalha para os lados e forma-se uma linha transparente, sem tinta. Assim, a criança pode fazer o desenho que quiser.

Explicamos a proposta ao Rafa. Mas, antes de efetivamente desenhar com a ponta dos dedos, o Rafa ficou muito curioso com os saquinhos em si. Apertou bastante para sentir a textura, pegou na mão, alisou, amassou…

Só então se pôs a desenhar com os dedinhos, todo concentrado, observando bem de perto o efeito que produzia. No preto, os traços ficavam ainda mais nítidos. Quando acabava o espaço, era só apagar, espalhando a tinta novamente, e começar a desenhar outra vez.

 A textura do saquinho fica tão gostosa que a gente não resistiu e quis desenhar também. Ainda bem que o Rafa deixou. =)