Já contamos aqui outras vezes como o Rafa tem uma sensibilidade musical apurada. Com um pai DJ em casa, não poderia ser diferente. Então, quando pensamos em montar uma cortina para exploração sonora, logo pensamos no Rafa. E foi tiro e queda: ele adorou!

Usamos o próprio varão da cortina da sacada para pendurar, com um elástico grosso, vários objetos dos quais se pode tirar algum som: potes de plástico, colheres de pau e de alumínio, tampas de amaciante, garrafinha pet com arroz cru. Nossa cortina ficou assim:

O Rafa se interessou primeiro pelas colheres de alumínio. Bateu uma na outra e ouviu atentamente o barulho que produziam. Foi importante termos utilizado elástico, e não um barbante comum, para que ele conseguisse puxar os objetos e tocá-los uns nos outros, variando os sons.

Partiu para a garrafinha cheia de arroz. Chacoalhou e chacoalhou, todo feliz. Depois explorou os potes de plástico. Sua primeira reação foi segurar um em cada mão e bater um no outro. E não é que o som obtido era totalmente diferente dos anteriores? O Rafa parecia dizer isso com os olhos.

Quando o papai entrou na música, a brincadeira ficou completa. O Rafa achou o martelinho de madeira jogado no chão e começou a batucada. O papai acompanhou com a colher de pau e todos seguimos a melodia.

Quem disse que, ao fim da brincadeira, o Rafa deixou desmontar a cortina? Que nada! Ela ficou ali por um bom tempo, para o caso de o nosso pequeno músico ter uma inspiração repentina. E, com certeza, não seria um samba de uma nota só.