Uma coisa que a gente já sabia, mas que está ficando cada vez mais evidente com o Limerique, é que as crianças são muito diferentes entre si. Têm personalidades diferentes, gostos diferentes, e isso, claro, se reflete nas brincadeiras.

O Rafa gosta de brincadeiras de exploração, de experimentar aos pouquinhos, de analisar os materiais… Nesta proposta de cola e descola não foi diferente. Cortamos um pedaço grande de contact e o fixamos na parede, com a superfície adesiva para “fora”. Para prendê-lo, a gente apenas dobrou uma pequena faixa na parte de cima e na de baixo, mas, se quiser que fique mais firme, é só colar com fita adesiva nas laterais. Cortamos vários papéis coloridos, de diferentes tipos e texturas (colocamos algumas folhas secas também) e oferecemos tudo ao Rafa.

Primeiro, ele se concentrou em explorar os papéis. Pegou, amassou, até rasgou alguns…

Pouco depois, percebeu o adesivo na parede. E então começou a colar os papéis nele.

Às vezes, acabava colando as mãozinhas junto com o papel. E ficava curioso buscando entender como aquilo tinha acontecido. Depois tentou descolar alguns papéis, mas como o contact cola bem forte, eles acabavam rasgando.

No final, o Rafa descolou o adesivo inteiro da parede, com papéis e tudo, e seguiu colando, descolando e amassando.

Uma brincadeira simples e muito divertida, indicada para crianças curiosas e exploradoras, como o Rafa.